Max Força

Novo equipamento colabora para desenvolvimento de nadadores

por Adriana Nabholz
Sérgio Marques e Paulinho

Os treinos da equipe de natação SEL/CAA/Objetivo/AMHA acontecem diariamente na piscina do colégio Objetivo. No dia 7 de agosto, o educador físico Sérgio Marques esteve por lá com seus atletas para demonstrar como funciona um treinamento com o auxílio do Max Força, um novo equipamento idealizado por ele.
O Max Força fica fora da água, possui roldanas, cordas e pesos que suportam até 100 quilos. Com um cinturão de velcro ou engate, o equipamento pode ser ajustado à cintura do nadador que é ligado à corda para exercer tração e elevar a base. Dessa forma, o atleta se desloca de um lado para o outro e realiza exercícios adequados para alcançar uma melhor performance na natação.
Segundo Marques, o equipamento foi desenvolvido com o intuito de contribuir para a evolução esportiva. “Já utilizo o Max Força há um ano e meio, ele foi decisivo para melhorar as marcas da nadadora Julyana Bassi Kury, integrante da equipe olímpica em Pequim”, disse.
O equipamento proporciona aumento de consciência corporal, colabora para o bom posicionamento de nado e também para a obtenção de força específica. Outra característica é o fortalecimento que não prejudica e ainda evita lesões. “Sentimos a diferença nos primeiros dias de treino com o Max Força, geralmente utilizamos o equipamento três vezes por semana”, explicou.
O trabalho de Marques, que já foi nadador e palestrante é conhecido há mais de 10 anos pelo técnico da natação de Atibaia, Paulo de Camargo Cesar. Atualmente, Marques é responsável pelo treinamento de atletas de alto rendimento da Med Swimming.