Clínica

Avaliação de biomecânica na natação de Atibaia

por Adriana Nabholz

A realização da “1ª Clinica de Biomecânica Aplicada à Natação” está confirmada para os dias 27, 28 e 29 de março no colégio Objetivo, em Atibaia. Com o intuito de analisar e melhorar o desempenho dos nadadores, a avaliação permite uma observação minuciosa de detalhes que fazem a diferença na execução do nado.
A palestra e a clínica serão ministradas pelo biomecânico da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e do Esporte Clube Pinheiros, Paulo Cezar Marinho. Segundo ele, esse trabalho ajuda o treinador e os atletas na identificação de erros comuns que estão associados à técnica de determinado estilo. “Para isso utilizamos seis câmeras filmadoras que registram as imagens no meio externo e aquático. A partir daí são analisados alguns parâmetros inerentes às saídas, viradas, chegadas e nado limpo, adotando como referência modelos apresentados pelos melhores nadadores do país e do mundo”, explicou.
Para a comissão técnica da equipe SEL/CAA/Objetivo/AMHA essa nova tecnologia no esporte tem grande importância, pois através dos resultados é possível reconhecer também o que precisa ser mudado nos treinamentos. Segundo o auxiliar técnico, Felipe Nunes, a clínica é um meio de verificar se os métodos da natação de Atibaia estão em evolução ou não, conforme o trabalho de grandes treinadores.
Para participar do evento foram escolhidos 20 atletas do grupo que se destacaram do ponto de vista dos técnicos ao longo dos treinamentos. Alguns critérios, como por exemplo, resultados, desenvolvimento técnico e dedicação definiram a lista dos nadadores.
Segundo Marinho, esse tipo de avaliação é relevante para atletas jovens, pois nessa fase a aprendizagem técnica correta é fundamental para os treinamentos. “Caso o treinador não disponibilize a devida atenção, o nadador poderá assimilar um padrão incorreto de movimento e no futuro ter sua performance prejudicada, pois quanto mais maduro, menores serão as possibilidades de modificações”, esclareceu.
As atividades começam no dia 27 com uma palestra, às 21h, no auditório do Objetivo. No sábado e no domingo a clínica acontece na piscina a partir da 9h. Após o término das avaliações e recursos utilizados na água, as questões principais são discutidas com cada nadador com o auxílio de um relatório previamente elaborado. “Para facilitar a visualização do atleta usamos as imagens de seu nado confrontadas com a de nadadores de elite”, afirmou Paulo Cezar.
O biomecânico lembra ainda que uma reavaliação deve ser feita depois de três ou quatro meses.