Biomecânica

Clínica de Biomecânica movimenta a natação de Atibaia

por Adriana Nabholz

Paulo Cezar Marinho, Kelli Ferraz, ateltas, Albertinho e Emílio Cipolli


A equipe de natação SEL/CAA/Objetivo/AMHA participou com entusiasmo da 1ª Clínica de Biomecânica Aplicada à Natação. Os três dias de atividades foram importantes para conscientizar os atletas sobre o aperfeiçoamento de movimentos na execução do nado.
Na sexta-feira, 27 de março, o biomecânico da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e do Esporte Clube Pinheiros, Paulo Cezar Marinho abriu o evento com a palestra para uma apresentação sobre o seu trabalho. Durante o encontro no auditório do colégio Objetivo, o professor doutor mostrou como funcionam os testes e avaliações que realiza. Alguns recursos, como vídeos e slides com gráficos ilustraram a reunião que durou aproximadamente uma hora e meia. O biomecânico enfatizou que é preciso se preocupar com a técnica enquanto há tempo. “No caso de vocês, que estão na faixa de 10 a 17 anos ainda é possível fazer correções, depois as modificações ficam mais difíceis devido ao processo de maturação”. Disse também que os treinadores têm o compromisso de preparar o atleta corretamente, pois a orientação não é apenas para a técnica, mas para a saúde. “Se a técnica não estiver correta pode haver lesão. Muitas pessoas pararam por esse motivo, e a intenção é que o esporte seja sinônimo de saúde, que seja praticado o resto da vida”.
Entre os convidados estavam o medalhista paraolímpico Daniel Dias e o técnico, Marcos Rojo, que destacou a relevância da clínica e contou sobre os treinamentos do atleta. “Daniel treina de segunda a sábado, chega a nadar de 38 a 42km por semana”, afirmou.
O nadador incentivou o público presente e falou que é fundamental acreditar na capacidade que cada pessoa tem. “Acreditem no potencial de vocês, pois todos nós somos capazes de realizar nossos sonhos. Temos que perseverar”.
No sábado a parte prática começou às 9h para a aquisição de imagens de 23 nadadores. Cada atleta foi filmado individualmente com planos laterais e frontais, sob os olhares de Marinho e do professor Emílio Cipolli, que comandou as câmeras submersas e externas. O primeiro a mergulhar foi Daniel Dias, na sequência os nadadores de Atibaia foram chamados um a um para o registro dos dados de seus respectivos estilos.
No mesmo dia à tarde os atletas e os treinadores foram ao auditório para uma conversa sobre os resultados das filmagens. Antes de começar, Marinho comentou a técnica de alguns nadadores de ponta através de vídeos, com o intuito de mostrar o posicionamento correto. Em todos os estilos (crawl, costas, peito e borboleta) foram observados aspectos imprescindíveis para o sucesso do nado, como por exemplo, posição hidrodinâmica, 5º nado, apoio de braços, entre outros.
Os nadadores da equipe SEL/CAA/Objetivo/AMHA assistiram seus vídeos e através das imagens confrontadas com as de atletas de elite puderam com o auxílio de Paulo Cezar identificar erros comuns associados à movimentação. O biomecânico explicou para cada atleta as soluções necessárias para a evolução e para o melhor desempenho dentro da natação. “É importante detectar técnicas erradas agora, pois na fase de aprendizagem podemos alterar padrões de movimento. A velocidade e a força são conseqüências”, explicou.
O encerramento da clínica aconteceu no domingo, 29, com a participação do técnico do Esporte Clube Pinheiros e da seleção brasileira nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, Alberto Silva, mais conhecido como Albertinho. Na piscina, Albertinho comandou o treino e aplicou exercícios educativos direcionados. Enquanto isso, Marinho acompanhou atento, corrigiu e orientou os nadadores.
A 1ª Clínica de Biomecânica Aplicada à Natação foi a oportunidade que atletas, treinadores e pais tiveram de observar os pontos essenciais para o desenvolvimento saudável desse esporte. Uma chance de ter acesso ao trabalho de profissionais experientes que lidam com nomes de peso da natação, como Cesar Cielo e Thiago Pereira. E que realmente levam a sério, se preocupam e acreditam na capacidade esportiva do Brasil.
A natação de Atibaia agradece a hospitalidade e o atendimento do Hotel Gran Roca.