Acampamento

Nadadores de Atibaia participam de acampamento


por Adriana Nabholz

A equipe de natação SEL/CAA/Objetivo/AMHA teve um fim de semana diferente. Para comemorar o retorno aos treinos e motivar os nadadores, o técnico Paulo de Camargo Cesar organizou um acampamento. Os atletas seguiram para a cidade de Extrema, no Acampamento Novo Caminhar para atividades fora da piscina. Dessa vez, a intenção foi proporcionar uma programação diferente para despertar o espírito de equipe e o comprometimento com o esporte.

Os atletas assistiram um filme que abordava esses temas, encenaram uma peça de teatro também baseada na história, participaram de uma gincana, de um rally a pé na mata, fizeram fogueira e tiveram a oportunidade de interagir bastante.

Segundo o auxiliar técnico, Felipe Nunes, o evento foi positivo e pode influenciar no desenvolvimento da equipe. “Acredito que isso vai ajudar muito na sequência do semestre”, disse.

Max Força

Novo equipamento colabora para desenvolvimento de nadadores

por Adriana Nabholz
Sérgio Marques e Paulinho

Os treinos da equipe de natação SEL/CAA/Objetivo/AMHA acontecem diariamente na piscina do colégio Objetivo. No dia 7 de agosto, o educador físico Sérgio Marques esteve por lá com seus atletas para demonstrar como funciona um treinamento com o auxílio do Max Força, um novo equipamento idealizado por ele.
O Max Força fica fora da água, possui roldanas, cordas e pesos que suportam até 100 quilos. Com um cinturão de velcro ou engate, o equipamento pode ser ajustado à cintura do nadador que é ligado à corda para exercer tração e elevar a base. Dessa forma, o atleta se desloca de um lado para o outro e realiza exercícios adequados para alcançar uma melhor performance na natação.
Segundo Marques, o equipamento foi desenvolvido com o intuito de contribuir para a evolução esportiva. “Já utilizo o Max Força há um ano e meio, ele foi decisivo para melhorar as marcas da nadadora Julyana Bassi Kury, integrante da equipe olímpica em Pequim”, disse.
O equipamento proporciona aumento de consciência corporal, colabora para o bom posicionamento de nado e também para a obtenção de força específica. Outra característica é o fortalecimento que não prejudica e ainda evita lesões. “Sentimos a diferença nos primeiros dias de treino com o Max Força, geralmente utilizamos o equipamento três vezes por semana”, explicou.
O trabalho de Marques, que já foi nadador e palestrante é conhecido há mais de 10 anos pelo técnico da natação de Atibaia, Paulo de Camargo Cesar. Atualmente, Marques é responsável pelo treinamento de atletas de alto rendimento da Med Swimming.

2º semestre

Novas metas para a natação


por Adriana Nabholz
Kelli, Paulinho e Felipe


Com o fim das férias a equipe de natação de Atibaia retoma os treinos a todo vapor. Em entrevista, o técnico Paulo de Camargo Cesar conta quais são as metas para os próximos meses e avalia os resultados do primeiro semestre.

A- Qual o balanço do primeiro semestre?

P- Avalio os primeiros meses de 2009 por dois lados: resultados e comprometimento. Acho que tivemos a parte positiva e a negativa. Os resultados foram excelentes, pois conseguimos levar atletas para competições importantes, como o Kim Mollo, e ainda conquistamos grandes vitórias com a equipe de Pessoas com Deficiência (PCD).

Por outro lado faltou determinação e atitude. Acho que um atleta nunca pode se conformar com o que alcançou, tem sempre que almejar novos resultados.

A- Houve algum destaque na equipe?

P- Dessa vez quero destacar o atleta Gabriel Lacusta. É um garoto que se esforça e tem responsabilidade. Todo técnico gostaria de ter um nadador como ele.

A- Quais são as diretrizes para o trabalho do segundo semestre?

P- Temos planos de realizar novas clínicas, fazer um acampamento motivacional, que desenvolva o espírito de equipe e especificar os treinos por categoria. Pretendemos também adotar novos exercícios dentro e fora da piscina. E ainda utilizar equipamentos básicos, como o palmar.

A- O que a comissão técnica espera para os próximos meses?

P- Em reunião, a treinadora Kelli Ferraz, o auxiliar técnico Felipe Nunes e eu chegamos à mesma conclusão. Vamos trabalhar bastante para melhorar os resultados, para motivar a equipe e para estruturar a natação de Atibaia de maneira integrada. Acho que assim teremos atletas mais atentos ao compromisso com a natação.