Perfil

Nadador de Atibaia conquista índice para o Campeonato Brasileiro de Inverno


por Adriana Nabholz

Gilherme Franco

A disciplina no esporte faz toda a diferença quando um atleta almeja um objetivo e um bom desempenho. Dedicação, determinação e comprometimento são fatores fundamentais para a evolução de um esportista que realmente se preocupa com a saúde, com realizações pessoais e profissionais.

Muitas vezes a prática esportiva começa cedo, ainda na infância, quando a criança associa isso a uma atividade lúdica, sem maiores exigências. Porém, pode ser também na fase de iniciação e aprendizagem que se identificam talentos. Para a realização de determinadas atividades é preciso ter vocação, amor e habilidade natural, e no esporte não é diferente. O importante é ter consciência e apoio durante a trajetória que cada um escolhe.
Na equipe de natação SEL/CAA/Objetivo/AMHA vários atletas já se destacaram e continuam em evidência nas competições. A natação é considerada um esporte individual, mas pode ser tratada de forma coletiva, pois todo trabalho em equipe possibilita a troca de conhecimento, eficiência e cumprimento de metas. Por isso, vale lembrar que todos os que fazem parte da natação de Atibaia são essenciais para um grupo que deseja um futuro melhor e reconhecimento para a sua equipe.
Entre os destaques está o nadador Guilherme Melchior da Silva Franco, 16 anos, que acaba de se classificar para o Campeonato Brasileiro de Inverno, competição inédita para a natação da cidade.
Aos três anos começou a praticar o esporte, aos sete já participava de forma competitiva. “Sempre gostei de brincar na água e meus pais sempre me apoiaram, pois a natação proporciona saúde”, disse.
Há quatro anos Franco integra a equipe SEL/CAA/Objetivo/AMHA, e de lá para cá conquistou resultados relevantes, como por exemplo, a primeira colocação no ranking da Associação Regional de Natação (ARN) em 2007 e 2008 nos estilos crawl, costas e medley. Em 2008, ficou em primeiro lugar nos 200m e 100m costas no torneio regional da Federação Aquática Paulista (FAP), na cidade de Rio Claro. Nos Jogos Regionais, também em Rio Claro obteve a terceira colocação no revezamento 4x100m livre.
O nado costas é a especialidade de Guilherme, que treina cinco vezes por semana, durante duas horas na piscina do colégio Objetivo, sob os olhares dos técnicos Paulo de Camargo Cesar, Kelli Ferraz e do auxiliar, Felipe Nunes. Segundo o treinador Paulinho, o garoto sempre chamou a atenção na região na execução do nado costas, no princípio apenas na ARN e agora nas competições da FAP.
Na opinião do nadador, a comissão técnica sempre tenta se renovar e levar coisas novas para os treinos. “Isso nos traz um diferencial. Temos como exemplo, a 1ª Clínica de Biomecânica, que nos aperfeiçoou tecnicamente e abriu novos enfoques, tanto para os atletas como para os treinadores. Além disso, temos uma equipe de diversos profissionais nos auxiliando”, explicou.
Esse ano, Franco alcançou a segunda colocação no Aberto de Natação Peixinhos e Golfinhos - Troféu Fabíola Molina, e a medalha de ouro nos 50 e 100m costas, em Campinas, no torneio regional da FAP 2009, com a conquista do índice brasileiro nos 100m costas. “Acho que 2009 é um ano diferente para toda a nossa equipe, temos atletas competindo na FAP como federados, diferentemente do ano passado que éramos somente vinculados, isso nos traz a oportunidade de disputar campeonatos nacionais e estaduais com as melhores equipes do país. Além disso, vamos ter os Jogos Regionais, em Atibaia. Com certeza será um ano com grandes novidades para a natação”, enfatizou o atleta.
Segundo Guilherme, a classificação para o campeonato brasileiro tem bastante crédito, pois é a oportunidade de estar entre nadadores de todo o Brasil, com clubes importantes, como o Esporte Clube Pinheiros e o Minas Tênis Clube. “É uma experiência nova para nós e pretendemos absorver o máximo dela como atleta, como no meu caso. Eu e a comissão técnica temos a noção de que a luta pela medalha será um objetivo difícil, mas somente o fato da classificação já é uma experiência, e mostra que todo o trabalho da equipe tem dado bons resultados”, afirmou.