Biomecânica

Clínica de Biomecânica movimenta a natação de Atibaia

por Adriana Nabholz

Paulo Cezar Marinho, Kelli Ferraz, ateltas, Albertinho e Emílio Cipolli


A equipe de natação SEL/CAA/Objetivo/AMHA participou com entusiasmo da 1ª Clínica de Biomecânica Aplicada à Natação. Os três dias de atividades foram importantes para conscientizar os atletas sobre o aperfeiçoamento de movimentos na execução do nado.
Na sexta-feira, 27 de março, o biomecânico da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e do Esporte Clube Pinheiros, Paulo Cezar Marinho abriu o evento com a palestra para uma apresentação sobre o seu trabalho. Durante o encontro no auditório do colégio Objetivo, o professor doutor mostrou como funcionam os testes e avaliações que realiza. Alguns recursos, como vídeos e slides com gráficos ilustraram a reunião que durou aproximadamente uma hora e meia. O biomecânico enfatizou que é preciso se preocupar com a técnica enquanto há tempo. “No caso de vocês, que estão na faixa de 10 a 17 anos ainda é possível fazer correções, depois as modificações ficam mais difíceis devido ao processo de maturação”. Disse também que os treinadores têm o compromisso de preparar o atleta corretamente, pois a orientação não é apenas para a técnica, mas para a saúde. “Se a técnica não estiver correta pode haver lesão. Muitas pessoas pararam por esse motivo, e a intenção é que o esporte seja sinônimo de saúde, que seja praticado o resto da vida”.
Entre os convidados estavam o medalhista paraolímpico Daniel Dias e o técnico, Marcos Rojo, que destacou a relevância da clínica e contou sobre os treinamentos do atleta. “Daniel treina de segunda a sábado, chega a nadar de 38 a 42km por semana”, afirmou.
O nadador incentivou o público presente e falou que é fundamental acreditar na capacidade que cada pessoa tem. “Acreditem no potencial de vocês, pois todos nós somos capazes de realizar nossos sonhos. Temos que perseverar”.
No sábado a parte prática começou às 9h para a aquisição de imagens de 23 nadadores. Cada atleta foi filmado individualmente com planos laterais e frontais, sob os olhares de Marinho e do professor Emílio Cipolli, que comandou as câmeras submersas e externas. O primeiro a mergulhar foi Daniel Dias, na sequência os nadadores de Atibaia foram chamados um a um para o registro dos dados de seus respectivos estilos.
No mesmo dia à tarde os atletas e os treinadores foram ao auditório para uma conversa sobre os resultados das filmagens. Antes de começar, Marinho comentou a técnica de alguns nadadores de ponta através de vídeos, com o intuito de mostrar o posicionamento correto. Em todos os estilos (crawl, costas, peito e borboleta) foram observados aspectos imprescindíveis para o sucesso do nado, como por exemplo, posição hidrodinâmica, 5º nado, apoio de braços, entre outros.
Os nadadores da equipe SEL/CAA/Objetivo/AMHA assistiram seus vídeos e através das imagens confrontadas com as de atletas de elite puderam com o auxílio de Paulo Cezar identificar erros comuns associados à movimentação. O biomecânico explicou para cada atleta as soluções necessárias para a evolução e para o melhor desempenho dentro da natação. “É importante detectar técnicas erradas agora, pois na fase de aprendizagem podemos alterar padrões de movimento. A velocidade e a força são conseqüências”, explicou.
O encerramento da clínica aconteceu no domingo, 29, com a participação do técnico do Esporte Clube Pinheiros e da seleção brasileira nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, Alberto Silva, mais conhecido como Albertinho. Na piscina, Albertinho comandou o treino e aplicou exercícios educativos direcionados. Enquanto isso, Marinho acompanhou atento, corrigiu e orientou os nadadores.
A 1ª Clínica de Biomecânica Aplicada à Natação foi a oportunidade que atletas, treinadores e pais tiveram de observar os pontos essenciais para o desenvolvimento saudável desse esporte. Uma chance de ter acesso ao trabalho de profissionais experientes que lidam com nomes de peso da natação, como Cesar Cielo e Thiago Pereira. E que realmente levam a sério, se preocupam e acreditam na capacidade esportiva do Brasil.
A natação de Atibaia agradece a hospitalidade e o atendimento do Hotel Gran Roca.




Resultados

Ritmo intenso de competições para a natação de Atibaia

por Adriana Nabholz


A equipe SEL/CAA/Objetivo/AMHA inaugurou com entusiasmo o calendário de competições e o último fim de semana também foi repleto de atividades para os nadadores.
Para começar, a final da 10ª edição do Aberto de Natação Peixinhos e Golfinhos - Troféu Fabíola Molina aconteceu no sábado, dia 14, no Centro de Atividades do SESI, em São José dos Campos.
Os atletas de Atibaia trouxeram novos resultados para a cidade, conquistando sete vezes a primeira colocação, cinco vezes a segunda posição e três vezes o terceiro lugar.
Durante o evento, o medalhista olímpico Gustavo Borges deu apoio aos jovens presentes, e ainda contou sobre sua participação em disputas semelhantes ao Peixinhos e Golfinhos.
A competição reúne crianças entre 7 e 16 anos que encaram com disposição e seriedade a tarefa dentro da piscina. Em entrevista à TV Vanguarda, a nadadora da equipe SEL/CAA/Objetivo/AMHA Monique Matunaga afirmou que se sente preparada para o desafio da natação. “É preciso aprender a ganhar e a perder também”, disse.
No domingo, a maratona de competições continuou em Itu, interior de São Paulo. O 1º Torneio Cidade de Itu de Natação (Pré-Mirim a Petiz 2) foi promovido pela delegacia da 2ª região da. Federação Aquática Paulista (FAP).
A FAP é responsável pelo estabelecimento de normas de alguns esportes olímpicos, entre eles a natação. É a entidade esportiva que realiza eventos para apontar campeões estaduais e convocar seleções paulistas. Com o intuito de dividir as atividades, a FAP conta com oito delegacias regionais que organizam competições importantes no estado de São Paulo.
No torneio regional de Itu participaram crianças entre 7 e 12 anos, separadas em Pré-Mirim, Mirim 1, Mirim 2, Petiz 1 e Petiz 2.
As atletas Mirella Carrilho e Raisa Memolo, que nadam na categoria Petiz 1 (11 anos) conquistaram respectivamente a primeira e a segunda colocação nos 100m peito. Ainda no Petiz 1, Mirella ficou com o segundo lugar nos 100m livre.
Nos 50m costas da categoria Mirim 2 (10 anos), a nadadora Alexia Verdi Nabholz conquistou a terceira colocação. Nos 100m livre, Karine Dias, da categoria Petiz 2 (12 anos) também ficou com o terceiro lugar. No revezamento feminino 4x25m livre, da categoria Mirim 2, Bruna Salviatto, Alexia, Monique Matunaga e Luisa Noel ficaram com a segunda posição. E no revezamento feminino 4x50m livre, Petiz 1, as atletas Renata Petta, Beathriz Cocco, Mirella Carrilho e Karine Dias conquistaram a terceira colocação.
As fases regionais classificam para o Troféu Kim Mollo , uma das mais importantes disputas organizadas pela FAP, que acontece anualmente na cidade de Mococa. Nesse campeonato inter-regional de natação participam as oito delegacias regionais nas categorias Petiz, Infantil e Juvenil.
O Troféu Kim Mollo é uma homenagem ao educador físico, Francisco de Assis Mollo, que recompôs a equipe de natação da Associação Esportiva Mocoquense entre as décadas de 50 e 60. O troféu foi criado em 1994 também com a intenção de resgatar as competições inter-regionais.
Esse ano o torneio está marcado para os dias 1 e 2 de maio.

Clínica

Avaliação de biomecânica na natação de Atibaia

por Adriana Nabholz

A realização da “1ª Clinica de Biomecânica Aplicada à Natação” está confirmada para os dias 27, 28 e 29 de março no colégio Objetivo, em Atibaia. Com o intuito de analisar e melhorar o desempenho dos nadadores, a avaliação permite uma observação minuciosa de detalhes que fazem a diferença na execução do nado.
A palestra e a clínica serão ministradas pelo biomecânico da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e do Esporte Clube Pinheiros, Paulo Cezar Marinho. Segundo ele, esse trabalho ajuda o treinador e os atletas na identificação de erros comuns que estão associados à técnica de determinado estilo. “Para isso utilizamos seis câmeras filmadoras que registram as imagens no meio externo e aquático. A partir daí são analisados alguns parâmetros inerentes às saídas, viradas, chegadas e nado limpo, adotando como referência modelos apresentados pelos melhores nadadores do país e do mundo”, explicou.
Para a comissão técnica da equipe SEL/CAA/Objetivo/AMHA essa nova tecnologia no esporte tem grande importância, pois através dos resultados é possível reconhecer também o que precisa ser mudado nos treinamentos. Segundo o auxiliar técnico, Felipe Nunes, a clínica é um meio de verificar se os métodos da natação de Atibaia estão em evolução ou não, conforme o trabalho de grandes treinadores.
Para participar do evento foram escolhidos 20 atletas do grupo que se destacaram do ponto de vista dos técnicos ao longo dos treinamentos. Alguns critérios, como por exemplo, resultados, desenvolvimento técnico e dedicação definiram a lista dos nadadores.
Segundo Marinho, esse tipo de avaliação é relevante para atletas jovens, pois nessa fase a aprendizagem técnica correta é fundamental para os treinamentos. “Caso o treinador não disponibilize a devida atenção, o nadador poderá assimilar um padrão incorreto de movimento e no futuro ter sua performance prejudicada, pois quanto mais maduro, menores serão as possibilidades de modificações”, esclareceu.
As atividades começam no dia 27 com uma palestra, às 21h, no auditório do Objetivo. No sábado e no domingo a clínica acontece na piscina a partir da 9h. Após o término das avaliações e recursos utilizados na água, as questões principais são discutidas com cada nadador com o auxílio de um relatório previamente elaborado. “Para facilitar a visualização do atleta usamos as imagens de seu nado confrontadas com a de nadadores de elite”, afirmou Paulo Cezar.
O biomecânico lembra ainda que uma reavaliação deve ser feita depois de três ou quatro meses.